Saudável. Gostosa. Simples Assim.

/

Exercício para uma vida saudável

Exercício para uma vida saudável

Cachorro saudável se exercita

Que todos precisam se exercitar para uma vida mais saudável não é novidade, essa é uma verdade universal e funciona tanto para os humano quanto para nossos cães. A questão é que o dia a dia anda corrido e muitas vezes não temos tempo para todos os passeios que gostaríamos, mas tente, em todas as saídas com o seu cão, mesmo nas mais apressadas, fazer desse um momento gostoso.

Desligue dos problemas do dia, mesmo que por 10 minutos, perceba o quanto seu cão está curtindo a voltinha e curta você também o seu dia!

O exercício ajuda a gastar energia, deixa vocês menos agitados, as atividades físicas previnem problemas cardiovasculares, fortalecem a musculatura. Simplificando: reduzem o estresse, canino e humano, e o mundo está precisando de menos estresse.

Cães que se exercitam são menos estressados e donos que se exercitam  com seus cães levam a vida mais leve

Sabe aquele momento em que você precisa extravasar? Seu cão também sente isso! Assim como os seres humanos, quando os cães estão estressados podem desenvolver alguns sintomas como agressividade, ansiedade e até depressão. Se você sentir que o comportamento do seu cão mudou sem explicação, procure fazer uma atividade física com o cãozinho para diminuir o estresse.

Se você teve um dia daqueles e está prestes a explodir, a dica funciona pra você também: leve o cãozinho para o parque para te fazer companhia. Você vai ver que depois de umas jogadas de bolinha os problemas diminuem!

Cuidado: algumas raças não são atletas por natureza

Assim como nós, os humanos, antes de começar um exercício físico mais intenso com seu cão vale a pena uma avaliação de especialistas. Vale a pena ficar atento às restrições de raças, pois algumas não são propensas a atividades físicas mais desgastantes. Se o seu peludinho tem, por natureza, articulações mais frágeis, predisposição a algum problema de coluna, dentre outros, evite corrida, por exemplo.

Lembre-se de sempre estar em dia com as consultas ao veterinário e em caso de algum sintoma estranho durante a prática de atividade física procure o profissional de confiança.

Alguns cãezinhos são mais agitados, gostam muito de brincar, mesmo depois de já terem alcançado a idade adulta. Para esses, fica ainda mais fácil ter uma rotina saudável de exercícios diários. Mas se seu cãozinho se for mais calmo e quietinho pode ter certeza, existe o exercício ideal para ele.

Aí vão algumas das principais atividades físicas para os peludos:

Tipos de exercícios caninos

Alguns exercícios são indicados para os cães ficarem em dia com a saúde, terem mais qualidade de vida e, consequentemente, aumentar a expectativa de vida também.

Natação canina: indicada para todos os cães

Filhotes, adultos ou idosos: a natação canina é indicada para cãezinhos de todas as idades! Este esporte é divertido e gasta muita energia, por isso, é saudável e ideal para o seu peludo. Por ser tão democrático e benéfico, a natação é um esporte muito usado na reabilitação de cães com problemas ósseos, na coluna ou mesmo para que o cão idoso tenha mais qualidade de vida.

Agility ou flyball: o esporte da disciplina

O agility é uma modalidade de esporte canino praticada principalmente por cães competidores. Ele é inspirado em provas de competições hípicas, adaptadas ao tamanho e à estrutura corporal dos cães. Este exercício é indicado para trabalhar não apenas o físico, mas a disciplina, a concentração e, consequentemente, evoluir em aspectos excelentes da personalidade do seu melhor amigo.

Frisbee: diversão garantida

Este esporte ainda é pouco usual em terras brasileiras. Porém, podemos dizer que este objeto é uma evolução do clássico “jogar a bolinha”. O diferencial deste brinquedo é que ele paira no ar, bem acima da cabeça do peludo. Fica mais divertido, não é mesmo? Por exigir um pouquinho mais de esforço do cãozinho — que precisa pular para alcançar o frisbee — é mais indicado para cães adultos. Porém, se o seu filhote tiver porte médio e grande pode praticar moderadamente com ele, ok?

O passeio diário pode ser divertido para você e para o cão

Aprendemos com os cães que não existe melhor lugar para se exercitar do que ao ar livre, junto com o seu amigo. O passeio diário dos cãezinhos é um momento muito importante para que dono e peludo fiquem em sintonia, façam algo juntos e estreitem o seu relacionamento. Porém, a rotina corrida da nossa vida agitada pode nos tirar estes momentos não é mesmo?

Mas pense que se o problema é a falta de tempo, você pode fazer da caminhada diária com o seu cãozinho a sua atividade física do dia.

Aí vão algumas dicas para vocês se exercitarem juntos e fazerem deste o momento exercício do dia:

 

Vem fazer parte da nossa família:

Facebook  Instagram