Dicas de alimentos
Comida saudável pode ser muito mais gostosa para o seu peludo
Nós humanos estamos cada vez mais preocupados com o que comemos, se é saudável, se é natural, se faz bem à saúde, etc. Para os cães estes questionamentos também ficam a cada dia mais relevantes e é importante saber o que os nossos peludos podem ou não comer e saiba, temos uma notícia muito boa: ele pode comer muita coisa gostosa que faz bem.
Mas antes dessa lista, vamos à lista das coisas que, por mais que ele te olhe com aqueles olhos pidões de quem está com água na boca, você deve resistir bravamente e não cair na tentação de dar um pouquinho. Essa é a lista dos alimentos proibidos e são chamados assim, pois cães têm sistemas digestivos diferentes dos humanos e alguns alimentos inofensivos para você podem ser extremamente prejudiciais ao seu peludinho.
Alguns alimentos que são proibidos para cães
Chocolate
Este alimento ocupa o topo da lista de proibições, pois possui um componente altamente tóxico para os cães: a teobromina.
Uva e uva passa
As uvas são a prova de que nem toda fruta é propícia para os cães. A fruta possui toxinas que o organismo dos peludos não é capaz de digerir e pode intoxicar os bichinhos. Ela pode causar vômitos, diarreia e desidratação.
Abacate
Ele pode fazer mal aos cães, assim como aos cavalos, roedores e aves, devido à toxina solúvel em óleo: idioblastos.
Alho e cebola
Esses dois alimentos são contraindicados para a alimentação dos cãezinhos. Por isso, se você preparou aquela comidinha deliciosa, mas temperou com alho e cebola, significa que ela não é boa para o seu peludo. Podem causar envenenamento e anemia nos cachorros.
Bebida alcoólica
Pode parecer inacreditável, mas há quem dê bebidas alcoólicas para os seus peludos. Porém, elas são expressamente proibidas! Podem comprometer o estômago, causando problemas como gastrite, úlcera, problemas renais entre outros.
O que pode estar na dieta diária dos cachorros?
Assim como existem alimentos proibidos aos peludinhos alguns são altamente recomendados, pois fornecem elementos indispensáveis para a saúde dos cães. Separamos alguns para você inserir na dieta do seu melhor amigo - pode substituir a guloseima por um deles, acrescentar ao prato de comida, deixar de prontidão pra quando ele vier com cara de pidão...
Abóbora:
Pode ser servida cozida e eles costumam gostar muito. É uma excelente fonte de fibra e betacaroteno, e também de vitamina A.
Batata-doce:
É uma ótima guloseima, benéfica para as gengivas do animal. Rico em fibra, vitamina B6, vitamina C, beta caroteno e magnésio.
Banana:
Ele vai adorar, mas não dê mais do que uma banana por dia. Use sempre o bom senso e nunca exagere. Rica em vitamina B6, vitamina C , magnésio e potássio, com baixa concentração de sódio, com pouca gordura.
Cenoura:
A maioria dos cães adoram. Contém muitos sais minerais, fonte de vitamina A, e betacaroteno, fósforo, potássio, cálcio vitaminas do Complexo B. Além disso, limpa os dentes.
Brócolis:
é um dos campeões de preferência ajuda no controle da pressão arterial. Tem o poder de deixa o animal saciado rapidamente e tem poucas calorias, ajudando a emagrecer ou controlar o peso. Mas como possui alta concentração de fibras, ofereça-o com moderação, para que não soltem o intestino do cão.
Quer saber mais? Curte a gente Facebook ou segue no instagram!